34º Troféu Angelo Agostini | O Quadrinho Nacional em Destaque

domingo, janeiro 28, 2018


A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) divulgou esse mês os vencedores do 34° Troféu Angelo Agostini. Por meio de votação popular, os vencedores foram escolhidos para as seguintes categorias: Melhor desenhista, Melhor roteirista, Melhor cartunista, Melhor lançamento, Melhor lançamento independente, Melhor Web Quadrinho, Melhor Fanzine sobre Quadrinhos, Prêmio Jayme Cortez e Mestres.

O 34º Troféu Angelo Agostini tem como objetivo em homenagear os cartunistas brasileiros que foram destaques em 2017. A entrega dos troféus ocorrerá no dia 03 de fevereiro. O evento terá início às 13h no Auditório da Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda), em São Paulo/SP. A entrada é franca.

Além disso, a premiação terá a presença de Diego Jourdandesenhista uruguaio que estará no debate principal. Além disso, o evento contará com a exposição “Historietas Uruguaias no Memorial”, caricaturas, vendas de HQs e lançamento  de livros da editora Criativo.

O Prêmio Angelo Agostini
Reprodução

Considerado uma das mais tradicionais premiações na história do quadrinho, a premiação foi criada e organizada pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC - ESP) em 1984. Segundo os organizadores o foco é “o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional”.

Em sua forma inicial,  o prêmio destacava os profissionais que tinham carreira de no mínimo 25 anos e eram chamados de “Mestres do Quadrinho Nacional”. A premiação, com o passar dos anos, passou também a destacar  os melhores trabalhos do ano anterior. Atualmente, as produções alternativas, também passaram a ser homenageadas.

A associação, em seu início, era formada por João Gualberto Costa, o Gual, e José Alberto Lovetro, o Jal, Franco de Rosa e Worney Almeida de Souza. Logo mais,  Jal e Gual sairiam da AQC e fundariam o Troféu HQ Mix.

Angelo Agostini, o homenageado, foi o criador do quadrinho "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte" (lançado em 1869)  e essa foi a primeira história em quadrinhos no Brasil, Angelo Agostini nasceu em  1843 e foi considerado o mais importante artista gráfico no Brasil na época do Segundo Reinado. 

Veja Também!

0 comentários

Posts recentes

Direto Do TWITTER

INSTAGRAM