OPINIÃO| O Brasileiro Lê Muito (Mal)

dezembro 12, 2017



Na sua coluna na PublishNews, Paulo Tedesco um dos grandes influencers no mundo editorial e professor na PUCRS, critica a forma como o próprio brasileiro se vê como leitor. Apesar do estereótipo formado desde a escola, de o brasileiro lê pouco, ninguém leva em conta os valores nas cotações anuais de livros, do qual o Brasil supera os milhares em livros vendidos. 

Segundo Tedesco, a razão entre o brasileiro que lê pouco e os valores estrondosos de venda, está na qualidade do que as pessoas leem. Mas ele deixa claro, que ler best- sellers ao invés dos livros que a elite quer que a "plebe" leia não tem nada haver com a história, mas sim, na qualidade dos materiais impressos, bem como a sua origem, na qualidade do conteúdo desses materiais, e claro, da qualidade do próprio mercado editorial. 

Sinceramente, concordo com Tedesco, o mercado editorial se perde quando foca somente a venda ou na construção de imagem de uma determinada editora, autor ou livro como rotineiramente ocorre nas redes sociais. Hoje um livro é um troféu, que você expõe para uma visita e não como forma de mostrar sua personalidade de leitura ou interesse de conhecimento para prazer pessoal, e sim, em mostrar a pessoa “cult” que você é por ter um livro na estante (ainda que você sequer tenha lido). 



Mais uma vez, o Brasil e os brasileiros, criam e fomentam preconceitos e estereótipos que faz com que o conhecimento seja somente um produto na prateleira. Quando é que deixaremos o status para trás e começaremos a ler os livros?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu também concordo com vocês, acho que deveriam existir mais projetos no Brasil para incentivar os alunos a lerem desde pequenos, principalmente algum projeto voltado para melhoria das bibliotecas públicas.
    Beijos e abraços!
    Link:https://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, mais crianças lendo é o caminho para um país melhor. Pensando nisso, o blog esse ano arrecadou livros e materiais escolares para crianças carentes. A experiência foi incrível. Bjs

      Excluir

Posts recentes

Direto Do TWITTER

INSTAGRAM