quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Opinião | E-book ou Livro Físico?

Reprodução

Foi apresentado ontem (31) os resultados de uma pesquisa realizado pela Cuponation. A empresa idealizadora da pesquisa, é especializada em cupons e acompanhou desde 2016, os 90 livros mais vendidos da Amazon onde durante esse período, comparou os valores dos entre os e-books e livros físicos.
Um dos resultados obtidos foi a diferença de valores entre um e outro. O livro em formato digital custa em média 27% mais barato do que os livros impressos, onde essa diferença de valor ocorre em impressionantes 97% dos casos comparados. Sendo que os títulos de literatura e de autoajuda em formato digital subiu em vendas em 33% e 31 respectivamente.
Entretanto, como fica os livros impressos? Será que os livros impressos irão morrer? Quem trabalha em uma editora , como é o meu caso, é despendido tempo e dinheiro seja no processo de diagramação e de criação, é justo ter um material extremamente elaborado a um clique de distância?  Na entrevista realizada também ontem (31) pela UniFM, no programa “Sentido Literal”, o professor e escritor Hertz Wendel diz que “ A questão agora não é vencer como impresso ou como digital e sim vencer a disputa de leitores, independente de suas preferências. Depois, de ouvir isso comecei a refletir sobre as minhas opiniões. Acompanho de perto o mercado editorial e é inegável o fato que o os livros em formato digital democratizou e deu maiores possibilidades de leitura. Penso que essa migração do livro físico para o livro digital está muito relacionado com a nova vida, bem como a rotina que as pessoas têm hoje em dia. Não espaço nas bolsas e mochilas para carregar livros, seja pelo peso, que por mais irrelevante que pareça pesam, e claro, quem em santa consciência tem a coragem de jogar um livro na mochila e correr o risco de estragar a capa?
Hoje, vejo que os livros físicos se tornaram troféus, objetos de orgulho e carregados de intelectualidade dignos de serem mostrados às visitas. Quem não quer exibir um autógrafo da J.K Rowling em sua última obra disponível em capa dura e de venda limitada.

Obviamente, que ambas as formas, digital e física, trazem suas vantagens ( e desvantagens) mas acredito que a chave de tudo está com as editoras, porque agora a guerra é outra...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário