sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Kazuo Ishiguro Ganha Prêmio Nobel de Literatura de 2017

REPRODUÇÃO

Cecília Nunes de Sá
Depois de premiar em 2015 uma jornalista e em 2016 um músico, a Academia Sueca volta a premiar um escritor na concepção tradicional da palavra. Kazuo Ishiguro, autor de “O Gigante Enterrado”, “Vestígios do Dia” e “Não me Abandone Jamais” foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2017.
O nipo britânico vencedor do prêmio de nove milhões de coroas suecas não era o favorito nas listas. As apostas estavam no queniano Ngugi wa Thiong’o, na canadense Margaret Atwood e no japonês Hakuri Murakami.  
A Academia Sueca, em um comunicado, declarou que Ishiguro recebeu o prêmio pois "em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo".
O prêmio Nobel foi criado em 1901, sendo José Saramago o único da língua portuguesa premiado. Foram ao todo 28 vencedores da língua inglesa, 14 da francesa, 13 do alemão e 11 do castelhano.

Confira na matéria do jornal El País, os ganhadores do prêmio desde o início e veja quem ganhou no ano que você nasceu clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário