quarta-feira, 22 de julho de 2015

Clássicos da Literatura Brasileira na TV


Faltando alguns meses para o vestibular como estudar os clássicos da literatura e ainda dar conta das outras matérias? Atenção, não estou dizendo para não ler os livros, mas assistir algumas séries e filmes sobre os livros obrigatórios  é a melhor forma para entender melhor a escola literária, a época e até mesmo o tipo de escrita do autor. 
Já os felizardos que já passaram no vestibular mas que ainda adoram a literatura nacional, esse posta também é para você! 
NO LIVRO
Reprodução

Dom Casmurro 
Machado de Assis
Escrito na segunda metade XIX período de escravidão no qual o autor preocupava-se em mostrar a moral  e a miséria do ser humano. A narrativa conta a história de Bentinho desde sua meninice até a sua velhice e também do seu romance com a linda Capitu, namorico de infância que se torna no fim a mulher que causa ao seu já marido Bento, uma grande intriga. 
Vale lembrar que Dom Casmurro, faz parte da trilogia realista do autor juntamente com seus outros dois livros: Quincas Borbas e Memórias Póstumas de Brás Cubas

NA TV
Capitu
Levada ao ar pela TV Globo em formato de minissérie, Capitu estrelou em 2008. Baseada no romance Dom Casmurro, a produção do Projeto Quadrante de Luiz Fernando Carvalho foi uma homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis. 



NO LIVRO 
 
Reprodução
O crime do padre Amaro
Eça de Queiroz
Publicado pela primeira vez em 1875 Eça de Queiros inaugura na prosa o naturalismo realismo em Portugal. Denunciando a corrupção de padres na Igreja Católica, a narrativa foi considerada polêmica já que se tratava de um romance entre um padre e uma moça da qual essa engravida do padre e parte dele tomar uma decisão considerada pela igreja inadmissível: o aborto. 

NA TV 
O crime do padre Amaro
Gravado em 2005 em Portugal, este filme quebrou bilheterias no país. Com cenas chocantes a diretora  Vera Sacramento soube muito bem adaptar a história de 1875 para dias mais atuais.



NO LIVRO
Reprodução

Capitães da Areia 
Jorge Amado
 Escrito  na segunda geração modernista da literatura brasileira e publicado em 1937, Jorge Amado era comunista e em algumas partes do livro Capitães da Areia isso fica evidente. Jorge Amado traz a história de um grupo de garotos infratores de rua na capital da Bahia.

NA TV 
Lançado em 2011 é um filme brasileiro dirigido por Cecília Amado. A produção ganhou o Prêmio Popular Internacional em Uruguai.

NO LIVRO
Reprodução

Vidas secas
Graciliano Ramos 
Escrita entre 1937 a 1938 a história é baseada na seca nordestina e em uma família que sofre pela falta de água na região, sendo este o quarto romance do autor. 

NA TV 
Gravado em 1963 o filme foi dirigido por Nelson Pereira dos Santos e Herbert Richers e foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado para British Film Institute como uma das 360 obras que não devem faltar em uma cinemateca.



NO LIVRO 
Reprodução

O primo Basílio
Eça de Queiroz 
Publicado em 1878, o livro traz a história de uma tradicional família burguesa. Com o mesmo enfoque que O crime do padre Amaro de mostrar a podridão do ser humano, esta trama o autor relata o romance de Luísa e o primo Basílio  

NA TV
Gravado em 2007 e dirigido por Daniel Filho, o filme é baseado na obra de Eça de Queiroz e o contextualizado na década de 1950 e a construção de Brasília. Com cenas picantes a trama discorre na cidade de São Paulo.


NO LIVRO 

O Cortiço 
Aluísio Azevedo 
Publicado em 1890 a trama relata como era a vida em um cortiço do Rio de Janeiro no final do século XIX, onde o autor preocupou-se em construir personagens marcantes.

NA TV
De 1978 e com Betty Faria no elenco, o filme foi dirigido por Francisco Ramalho Jr.  Também com cenas picantes o diretor foi fiel ao livro


E ai, gostaram? Se sim não esqueçam de compartilhar e curtir as redes sociais do blog. Se eu esqueci de alguma produção não esqueçam de me avisar, é só postar um comentário debaixo desse post.
XOXO


Nenhum comentário:

Postar um comentário