sexta-feira, 6 de março de 2015

Ovos, farinha de trigo e tintas nos calouros!


Definitivamente, posso dizer que sou uma universitária, já tenho vários textos para tirar cópia, inúmeros livros para ler com incontáveis páginas e agora entendo o porquê a maioria da universidades tiram 3 meses de férias: A rotina é puxada!
De qualquer forma, todas as observações que tenho até agora são somente as melhores, conheci pessoas brilhantes, professores antenados e um mundo completamente novo. Durante essa semana, um dos meus professores disse: Parabéns, pela primeira vez na vida, vocês estão estudando o que querem estudar.
Em relação aos veteranos? Somente as melhores! É claro que houve os famosos trotes- Que bom! - mas todos muito bem organizados e moderados, porém lamento de verdade saber que não são todos os calouros que têm essa mesma sorte, fiquei chocada com o que houve em Bauru com o estudante Humberto na Unesp e a sua morte durante uma festa nesse começo de ano. Apesar das críticas, os trotes marcam uma passagem, igual disse meu professor, pela primeira vez estamos estudando o que queremos mesmo assim, penso que dizer “não” aos trotes violentos e aos exageros é uma tarefa para três: Os calouros, os veteranos e a universidade.
Não é uma tarefa fácil para nenhum destes três, que calouro não teme ser “marcado” por não participar de algum trote e nunca mais ser capaz de ser amigo de um veterano? Que veterano não quer se “vingar” - no bom sentido, é claro- do que fizeram com ele no ano anterior? E qual universidade não quer estar na vida de um estudante que fez de tudo para conseguir uma vaga?

O que eu tive a sorte de ver, durante os meus trotes, a possibilidade de dizer “não” sem ter medo, esse que agora tornou-se em amizade. Depois de muito ovo, farinha de trigo e tinta nada melhor que encerrar a semana com um trote solidário em um hospital, tudo bem que ainda somos calouros mas não somos os mesmos calouros que éramos antes e com certeza ainda vamos brincar com muitos calouros no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário